Pela primeira vez, produto de panificação recebe IG no Brasil
- Sinditrigo | PR
- 17 de jan.
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A primeira Indicação Geográfica (IG) de 2025 traz um aspecto inédito: é a primeira primeira vez que o INPI concede o registro para um produto do mercado de panificação. As broas de centeio de Curitiba (PR) receberam, nesta terça-feira (14/01), o reconhecimento de IG na modalidade Indicação de Procedência. A concessão foi publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI) n° 2819.
O registro engloba os municípios de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais e Piraquara. Com esse registro, o Instituto chega a 136 IGs reconhecidas no Brasil, sendo 97 IPs (todas nacionais) e 39 DOs (29 nacionais e 10 estrangeiras).
Conheça a IG
A documentação apresentada ao Instituto mostra que a broa de centeio acompanhou a formação e o desenvolvimento do Paraná e, mais especificamente, de Curitiba, com base nas origens dos imigrantes. É um pão obtido por meio da combinação de farinhas de centeio e trigo, com a adição de água e sal, resultado do processo de fermentação e cocção, podendo ter outros ingredientes como açúcares, gorduras e fermento biológico. Ao longo do tempo, passou de um alimento simples e campesino para um cartão de visita da cidade, sendo oferecida a visitantes ilustres como o Imperador do Brasil Dom Pedro II, no século XIX, e ao próprio Papa João Paulo II, no século seguinte.
A imigração europeia e a introdução do centeio no Paraná são fatores que possibilitaram o surgimento da broa de centeio na região, entre o final do século XIX e as primeiras duas décadas do século XX. Depois, durante o processo de globalização da economia, alguns fatores garantiram a continuidade da produção desses pães: a longevidade de parte das padarias, a tradicional carne de onça da mesma região, a disposição das autoridades municipais para fortalecer a memória e a cultura dos imigrantes e a procura do público por produtos saudáveis produzidos localmente.
Mesmo sendo um produto tradicional, as broas de centeio de Curitiba passaram por transformações. Durante mais de um século e meio, as receitas e processos de produção se adaptaram à disponibilidade de farinhas, de fermentos, às alterações nos processos de produção de pão, à legislação e também às demandas dos consumidores. Nesse sentido, a evolução do perfil de consumo e a segmentação levaram ao desenvolvimento de variações dos pães.
A produção das broas de centeio de Curitiba se adaptou às mudanças ao longo do tempo, o que garantiu sua notoriedade e persistência histórica até os dias de hoje, sendo assunto de reportagens, eventos e estudos acadêmicos. O produto também ganhou, ao longo dos anos, relevância cultural e econômica, ocupando um espaço de destaque na identidade gastronômica e no imaginário coletivo da cidade, aspectos que contribuíram para a concessão da IG.
Fonte GOV BR: https://bit.ly/4aDLerT
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